Autoridades chinesas ordenaram a uma unidade chinesa da Toyota Motor a pagar uma multa de 87.61 milhões de yuans (12,5 milhões de dólares) por fixar preços de seus carros da marca de luxo Lexus de uma maneira que viola a lei antimonopólio chinesa.
O Estado de Administração para Regulação de Mercado da China anunciou a imposição da ordem em 27 de dezembro.
De acordo com a decisão por escrito feita pelo departamento de supervisão de Jiansgu, a unidade chinesa da Toyota exigiu que seus revendedores na província estabelecessem os mesmos preços para carros Lexus vendidos via internet. A unidade também colocou restrições sobre os preços mínimos dos modelos estabelecidos pelos revendedores, disse a decisão escrita, com data de 6 de dezembro.
O departamento de supervisão afirmou que a unidade da Toyota prejudicou os interesses dos clientes ao eliminar e restringir a competição de mercado.
O departamento explicou que impôs sobre a unidade uma multa equivalente a 2 por cento das vendas da empresa na província em 2016. O lado da Toyota não fez qualquer alegação ou explicação sobre o assunto, de acordo com o departamento.
Fonte: Jiji