O Tribunal Distrital de Saitama ordenou na sexta-feira (20) uma empresa de ônibus fretado e seu presidente a pagarem cerca de ¥88 milhões ($805 mil) em danos a familiares de um estudante que morreu, juntamente com outros 14, em um acidente ocorrido em 2016.
O estudante universitário de 19 anos era passageiro de um ônibus de turismo de esqui lotado operado pela empresa ESP sediada em Tóquio quando o veículo saiu da pista em Karuizawa (Nagano), após bater contra um guardrail a uma velocidade de 96Km/h na madrugada de 15 de janeiro de 2016, de acordo com o processo.
No acidente, o condutor do ônibus de 65 anos Hiroshi Tsuchiya e um outro motorista, assim como 12 outros estudantes universitários, morreram. Outras 26 pessoas ficaram feridas.
Três familiares do estudante moveram a ação judicial em dezembro do ano passado, buscando uma compensação de ¥150 milhões.
Os requerentes haviam afirmado que Tsuchiya não tinha habilidades de direção específicas e que a companhia falhou em fornecer treinamento adequado a ele.
Documentos relativos ao presidente da ESP Misaku Takahashi foram enviados à promotoria em junho de 2017 pela suspeita de negligência profissional que resultou em morte e feridos.
Fonte: Mainichi