Como vinham prevendo os meteorologistas do site AccuWeather desde a semana passada, o tufão Phanfone tocou o solo na província de Samar Oriental nas Filipinas na tarde de terça-feira (24), hora local.
O Phanfone, conhecido localmente nas Filipinas como Ursula, atingiu o país como um tufão com força equivalente à de um furacão categoria 1 nas bacias do Atlântico ou Pacífico Oriental.
Ao longo de quarta-feira (25), o Phanfone se moveu pelo país trazendo ventos devastadores e chuvas que causaram inundações.
Na noite de quarta-feira, a tempestade tomou força equivalente à de um furacão categoria 2 na Bacia do Atlântico apesar da interação com as ilhas das Filipinas.
LOOK: Situation at Malapascua Island, Cebu after being batttered by Typhoon #UrsulaPH.#MalapascuaIsland #Cebu pic.twitter.com/ycXSYyXYk7
— Philippine Emergency Alerts – PEA (@AlertsPea) December 25, 2019
Pelo menos 3 pessoas morreram em Samar por causa do tufão, perto de onde ele tocou o solo, de acordo com reportagens de redes de tevê locais.
A Inquirer Regions divulgou que na noite de quarta-feira cerca de 8 pessoas morreram nas províncias de Iloilo e Capiz, com várias mais desaparecidas.
Mais de 23 mil passageiros ficaram presos nos portos em Bicol, Visayas, Tagalog e Mindanao por causa da tempestade, divulgou a Guarda Costeira das Filipinas.
Uma forte ventania atingiu o Aeroporto Internacional de Kalibo, com o tufão se movendo pela região, causando colapso parcial do teto.
Ceiling of Kalibo International Airport’s immigration area collapsed after Typhoon Ursula battered the province on Wednesday, December 25. #UrsulaPH | via @PAULvorons pic.twitter.com/rEt1q34ZcE
— MovePH (@MovePH) December 25, 2019
Um número desconhecido de pessoas que moram perto da costa ou em áreas propensas a inundações e deslizamentos foram encorajadas a evacuarem na terça-feira, mas muitas relutaram em sair de suas casas antes do Natal, de acordo com o South China Morning Post.
Como a tempestade se distancia das Filipinas a forte chuva começará a diminuir nessa quinta-feira (26). O tufão segue para o Mar do Sul da China.
LOOK: Current situation at the municipality of Pontevedra, Capiz as heavy rains are currently affecting the area due to Typhoon #UrsulaPH.#FloodAlert #Pontevedra #Capiz pic.twitter.com/1tJyQJn9iq
— Philippine Emergency Alerts – PEA (@AlertsPea) December 25, 2019
Fonte: AccuWeather