O Ministério da Saúde do Japão diz que cerca de 500 passageiros devem desembarcar nesta quarta-feira (19) do navio de cruzeiro que foi colocado em quarentena na cidade de Yokohama (Kanagawa) por causa de um surto do novo coronavírus a bordo.
Os passageiros que tiveram resultado negativo para o vírus e não apresentam sintomas começarão a desembarcar do Diamond Princess nesta quarta-feira após um período de quarentena de 14 dias.
O ministério está conduzindo testes de vírus em todas as 3,1 mil pessoas que continuam no navio. Um total de 542 passageiros e membros da tripulação foram infectados.
O desembarque de passageiros deve terminar por volta da sexta-feira (21).
Segundo o ministério, pessoas cujo teste der negativo para a Covid-19, mas que compartilharam cabines com portadores do vírus terão que permanecer a bordo por 14 dias.
Elas terão permissão para desembarcar se não apresentarem problemas de saúde durante o período de quarentena.
Oficiais do ministério dizem que as pessoas que deixarem o navio poderão levar vidas normais, mas serão contatadas por telefone ao longo de vários dias para verificar a condição de saúde.
Cerca de 50 pessoas com idade igual ou superior a 80 anos com doenças crônicas e seus familiares foram permitidos a desembarcar antes. Elas devem deixar suas acomodações temporárias e retornar para casa nesta quarta-feira.
Os oficiais planejam consultar o operador do Diamond Princess e considerar permitir que membros da tripulação deixem o navio se desejarem.
Fonte: NHK