O governo do Japão decidiu na sexta-feira (31) impor uma proibição temporária sobre a entrada de estrangeiros com históricos recentes de estadas na província de Hubei na China, incluindo sua capital Wuhan, o epicentro do surto do novo coronavírus.
A proibição de entrada estará em vigor “por enquanto” a partir de sábado (1º), disse o primeiro-ministro Shinzo Abe em uma reunião da sede do governo para resposta à atual propagação do novo coronavírus realizada no dia.
A medida ocorre após a Organização Mundial da Saúde – OMS ter declarado uma emergência de saúde pública na quinta-feira (30) face à propagação do novo coronavírus, o qual causa um surto de pneumonia na China e em outras partes do mundo.
Essa será a primeira vez que o governo japonês impõe uma proibição de entrada que especifica certa área.
Sujeitos à proibição estarão estrangeiros com históricos de estada na província de Hubei dentro dos 14 dias anteriores de suas chegadas ao Japão e portadores de passaportes chineses emitidos pela província, independente se eles foram confirmados com o vírus ou não.
“Não podemos lidar com essa crise sem precedentes se nos aderirmos aos precedentes”, enfatizou o primeiro-ministro, instruindo ministros do Gabinete a responderem flexivelmente.
Fonte: Jiji