
Avião pega fogo e explode na pista do aeroporto em Manila (NHK)
Uma aeronave com 8 pessoas pegou fogo na noite de domingo (29) enquanto tentava decolar do Aeroporto Internacional Ninoy Aquino (NAIA) em Manila, nas Filipinas, em um voo com destino ao Japão, matando todos a bordo, disseram oficiais.
De acordo com reportagem no jornal Washington Post, o avião, transportando 6 membros da tripulação e 2 passageiros, estava em uma missão médica com destino a Tóquio quando pegou fogo no fim da pista, disse o gestor geral do aeroporto em Manila, Ed Monreal.
“Não houve sobreviventes”, disse Monreal em uma coletiva de imprensa.
Artigos relacionados
Ele disse que 2 dos 8 a bordo eram estrangeiros – um americano e um canadense – e o restante eram filipinos.
Monreal se negou a identificar as vítimas até que seus familiares fossem informados e disse que outros detalhes sobre o voo e passageiros eram incertos.
A Autoridade de Aviação Civil das Filipinas disse que a aeronave Augusta WW24 aparentemente encontrou um “problema técnico” não especificado quando seguia para a decolagem.
Imagens em vídeo mostram a aeronave sendo engolida pelas chamas na escuridão enquanto bombeiros lutavam para conter o fogo ao jogar espuma química.
Cerca de 3 horas após o acidente, os corpos das vítimas ainda estavam no meio dos destroços. Autoridades do aeroporto estavam aguardando os investigadores da polícia, disse Monreal.
A pista principal do aeroporto foi fechada devido ao acidente. O aeroporto contava com um número mínimo de funcionários devido às restrições de viagens que fazem parte de um isolamento com duração de 1 mês imposto pelo governo na região de Luzon onde fica a capital Manila, para combater o surto do coronavírus, disseram oficiais.
Um voo da Korean Airlines com destino a Manila foi redirecionado para o Aeroporto Internacional de Clark, ao norte, devido ao incidente, disse Monreal, acrescentando que a pista principal seria reaberta assim que os destroços fossem retirados.
Donaldo Mendoza, vice-chefe da Autoridade de Aviação Civil das Filipinas, disse que a aeronave foi considerada “aeronavegável” com base em registros e seus pilotos estavam apropriadamente certificados para voar.
O avião havia voado para a província central de Iloilo no sábado (28) para levar suprimentos médicos sem qualquer incidente, disse Mendoza.
Photos from our team on the ground. pic.twitter.com/5SYvVxkcZk
— Richard J. Gordon (@DickGordonDG) March 29, 2020
Just now, lion air plane crash at take off… manila #naia #lionair pic.twitter.com/FlBrgaPCvg
— henry woo (@henrywoo) March 29, 2020
Fonte: Washington Post







