Com a falta de máscaras no mercado interno empresas japonesas com indústrias em Myanmar despacharam o primeiro lote para o Japão.
O METI-Ministério da Economia, Comércio e Indústria informou através de sua conta no Twitter a chegada desse lote de 20 milhões de unidades, todas de gaze, adquiridas pelo governo.
Duas fotos mais texto foram publicados às 22h08 de terça-feira (10).
“Com a cooperação das empresas, estamos nos preparando para enviá-las para as instituições que cuidam dos idosos e das pessoas com deficiência, além das creches e outras que atendem as crianças cujas escolas estão com aulas suspensas”, explicou em texto.
A reação dos seguidores foi imediata. Muitos deles postaram palavras de agradecimentos aos funcionários de Myanmar que trabalham 24 horas para atender essa demanda.
A fabricante Kowa, de Nagoia (Aichi), informou em 5 deste mês que no primeiro lote despacharia 15 milhões de unidades de máscaras de gaze, ainda este mês, e depois mais 50 milhões.
Outra que informou o mesmo é a indústria Matsuoka, de Fukuyama (Hiroshima), em 4 deste mês. Todas são produzidas em Myanmar.
ミャンマーから #マスク が到着しました。
事業者各社の協力もあり、高齢者の介護施設や障害者施設、保育所、今般の学校休業に伴う学童保育などの現場に行き渡るように準備を進めております。 pic.twitter.com/SWnI99QSEG— 経済産業省 (@meti_NIPPON) March 10, 2020
Fontes: METI, Sankei, Chugoku NP e NNN