De acordo com pesquisadores japoneses, um medicamento usado para tratar pancreatite aguda pode ser eficaz para infecções causadas pelo novo coronavírus.
Uma equipe liderada por Junichiro Inoue, professor no Instituto de Ciência Médica da Universidade de Tóquio, fez as observações em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (18).
Os pesquisadores disseram ter descoberto durante testes em laboratório que o medicamento, o mesilato de nafamostato, pode ser capaz de impedir que o vírus entre nas células humanas e se prolifere.
O medicamento vem sendo usado para tratar pancreatite há cerca de 30 anos.
Os pesquisadores disseram que iniciarão testes clínicos do medicamento em pacientes infectados pelo coronavírus no mais tardar no fim deste mês, juntamente com o Centro Nacional para Saúde Global e Medicina.
A eficácia e segurança de outros medicamentos no tratamento de pacientes estão sendo estudados no Japão. Tais medicamentos incluem aqueles designados a prevenir o desencadeamento da AIDS ou para tratar influenza.
Há 4 anos, a equipe de pesquisa divulgou um resultado de estudo o qual dizia que o mesilato de nafamostato pode ser eficaz no tratamento do vírus MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), que é um outro tipo de coronavírus.
Inoue disse ter esperança de que os testes clínicos se iniciem em breve, e vai considerar combinar o medicamento para pancreatite com outros promissores.
Fonte: NHK