O número de mortos na Itália em decorrência do coronavírus diminuiu pelo segundo dia consecutivo, oferecendo esperança renovada.
Dados revelaram uma queda na taxa de mortes e novas infecções, com o número de óbitos no país mais afetado pela Covid-19 aumentando em 602 na segunda-feira (23), o menor em 4 dias.
A Agência de Proteção Civil da Itália registrou 4.798 casos na segunda-feira, cerca de 700 a menos em comparação aos 5.560 novos casos reportados no dia anterior.
O número de óbitos seguiu uma tendência similar, com 602 registrados na segunda-feira, comparados aos 651 no domingo (22) e 793 no sábado (21).
Atualmente, o número total de mortes do contágio que ocorreu há 1 mês situa-se a 6.077, enquanto o de casos confirmados chega a 63.927.
A queda na taxa de mortes e novas infecções indica que a curva pode estar finalmente começando a se nivelar, duas semanas após o país inteiro ter sido colocado em isolamento.
Queda no número de mortes
A diminuição diária de novos casos e de mortes em decorrência do surto de coronavírus é um sinal, para alguns, que o isolamento nacional está funcionando.
Desde fevereiro, a Itália vem seguindo uma curva exponencial com casos e mortes quase dobrando a cada 3 dias.
Os dados recentes oferecem a primeira evidência de que as medidas de isolamento estão ajudando a “nivelar a curva” e aliviar a pressão sobre serviços médicos, permitindo a profissionais da saúde cuidarem de pacientes e ajudar a reduzir a taxa de mortes.
Entretanto, autoridades da saúde alertaram que serão necessários mais dias antes de saberem se a Itália está no início de uma tendência positiva.
Um oficial superior da saúde, Silvio Brusaferro, resistiu em ser otimista, dizendo que as melhorias registradas na segunda-feira foram devido às ações tomadas no início do mês, e não recentemente.
“Precisamos de mais resultados consecutivos para confirmar a tendência, para ter mais certeza que estamos em uma condição favorável”, disse Brusaferro.
Fonte: The Sun