Em meio às notícias sobre o novo coronavírus e com falta de produtos relacionados à prevenção, como máscaras, a reportagem da ANN levantou uma atitude de um representante da Câmara da Província de Shizuoka, na sexta-feira (6).
O político Hiroyuki Morota, natural de Yaizu (Shizuoka), colocou à venda grande quantidade de máscaras em leilão online.
A reportagem levantou que desde 5 do mês passado teria colocado por mais de 50 vezes à venda lotes de 2 mil unidades cada. Ele teria obtido de dezenas a centenas de milhar de ienes com isso.
Dentre eles teve lote com mais de 100 ofertas, fechado a 170 mil ienes.
Segundo a ANN ele admitiu que fez as vendas. “As máscaras eram do estoque da empresa, mas no momento as vendas foram suspensas”, teria admitido.
8,8 milhões de ienes e pedido de desculpas
Para a NHK ele teria se explicado “eram da minha empresa de comércio exterior, adquiridas há anos e estavam no estoque. Não vejo problema em revendê-las”.
Na coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (9) ele admitiu e declarou “não obtive lucros irracionais, mas peço desculpas por ter sido mal interpretado”.
Informou que leiloou 89 lotes de 2 mil máscaras, dos quais levantou 8,88 milhões de ienes. “Adquiri esses lotes há anos e afirmo que não foram comprados este ano”, se justificou dizendo que as vendas foram realizadas entre 4 de fevereiro a 6 de março.
Fontes: ANN, J-Cast e SATV