Esse esforço conjunto de toda sociedade para evitar ainda mais a disseminação do novo coronavírus, de todos permanecerem mais dentro de casa, pode gerar estresse, ansiedade e até depressão. Outro agravante é o aumento da violência doméstica, o que vem acontecendo nos países onde o índice de contágio é alto.
Para evitar isso é preciso ter atitudes positivas e proativas, além de cuidar da alimentação saudável, do sono de toda a família e fé.
A psicóloga brasileira Ketelen Machado Tanaka faz recomendações para que todos busquem bem-estar mesmo na situação atual.
Crianças querem brincar e se movimentar
Em especial, as crianças ficam muito cansadas de ficar em casa, sem poder brincar com os amigos. Entregar um tablet ou smartphone para ficarem nos games ou falando com os amigos o dia todo não resolve o problema. A sugestão é resgatar as várias atividades entre pais e filhos.
O pai e a mãe ou responsáveis podem escolher brincadeiras para que os pequenos movimentem o corpo, como fazer ginástica juntos, jogar bola no quintal, improvisar um tênis de mesa ou uma cesta de basquete na parede.
Também podem reservar um tempo para os hobbies deles, como música, artesanato, pintura e desenho, Lego, quebra-cabeças, entre outros.
Pode ser um pouco difícil, mas mais uma dica é estimulá-los a dormir na mesma hora para manter a disciplina como se estivessem indo para a escola, procurar preparar alimentos saudáveis evitando o que não é nutritivo, usando a criatividade. Incluí-los para ajudar no preparo pode ser uma atividade interessante. Essas atitudes, incluindo as de higiene, ajudam a manter o sistema imunológico em dia.
Ketelen sugere trabalhar com a realidade da criança sem angústia, explicando de forma leve porque está dentro de casa e que isso vai passar.
Adultos: leveza e alegria
Os pais e irmãos mais velhos, mais os avós, podem fazer escolhas saudáveis. Aqui entram boas horas de sono, alimentação nutritiva, não exagerar na bebida alcoólica e nem no tabagismo.
Da mesma forma que as crianças precisam, movimentar o corpo é importante. Fazer alongamento, meditação, ioga ou malhação mesmo em casa pode dar alívio para o corpo. Há vários canais no YouTube oferecendo isso gratuitamente.
Que tal ouvir músicas e dançar em casa?
Aproveite para separar um horário para assistir filmes de comédia para rir muito. A alegria ajuda inclusive o sistema imunológico.
Outra dica da psicóloga é fazer um exercício das 3 bênçãos diárias, com sentimento de gratidão, escrevendo isso em um caderno.
A importância dos hobbies e voluntariado
Com mais tempo, pode se dedicar àqueles hobbies que vem adiando como DIY-Do it Yourself, artesanato, costura, desenho para adultos, leitura, fazer um curso online, jardinagem, arranjo floral, culinária, lavar o carro com calma, cozinhar sem pressa, entre outras atividades que proporcionem prazer. Essa é a palavra de ordem.
Para quem gosta de faxina e organização pode aproveitar para descartar o que não precisa, redecorar a casa com os recursos que tem dentro de casa, organizar os closets e gavetas, além de fazer uma bela limpeza. Se encontrar produtos alimentícios como enlatados, farináceos, macarrão e outros não perecíveis pode doar para o Food Bank do Japão ou Second Harvest (toque aqui).
E, por falar nisso, a outra sugestão é fazer trabalhos voluntários. Se tem idosos na vizinhança pode ajudá-los a limpar o quintal e a calçada, pode costurar máscaras de tecido, pode enviar flores para os amigos, pode fazer um donativo para as ONGs que ajudam as pessoas no Japão e outros países, enfim, há várias outras coisas. Sentir-se útil para pessoas que nunca viu traz um sentimento de bem-estar.
Se gosta de cozinhar procure escolher receitas mais saudáveis, incluindo os alimentos que melhoram a imunidade (toque aqui caso ainda não tenha lido).
Que tal escrever uma carta em um papel todo decorado para manifestar sua gratidão, sua amizade, seu amor ou um pedido de perdão às pessoas que têm afeto. É uma boa oportunidade para escrever a mão, diferente de mandar uma mensagem pelo smartphone.
Uma outra ideia é de fazer um diário, colocando no papel os seus sentimentos, pois a escrita é terapêutica.
Procure evitar o estresse de ficar em casa sem fazer nada. Segundo a psicóloga filtrar os noticiários, reservando um período do dia para conferir. Isso evita a ansiedade. E, cuidado as notícias fake!
Outra sugestão é não descarregar as frustrações em cima das pessoas ao redor, privilegiando o diálogo e o bom humor. Encontre um cantinho para refletir e se acalmar quando se perceber irritado.
Ao sair para fazer as necessárias compras do dia a dia, lembre-se de usar máscara, álcool em gel e quando retornar para casa, lavar bem as mãos.
As dicas foram dadas pela psicóloga Ketelen Machado Tanaka, a qual faz atendimento online. Pode ser encontrada na página do Facebook (toque aqui para abrir) ou pelo telefone 090-3154-7416.
Fotos: Pixabay, Flickr, Pixinio, PxFuel e Pexels