Alimentos que ajudam a melhorar a imunidade, incluindo iogurtes

Embora seja um país oriental há uma variedade de iogurtes do Japão, bons para o intestino e, consequentemente, para o sistema imunológico. Veja!

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Iogurte com frutas, alho e cebola japonesa e brocolis sprout (Pixabay, Pixinio e NeedPix)

Na época da epidemia da influenza, dos danosos polens na atmosfera para quem é alérgico e também do temido novo coronavírus, o que as pessoas mais querem saber é como se proteger. 

Publicidade

Além dos cuidados diários de lavar bem as mãos, usar máscara, evitar aglomerações e manter um distanciamento social é preciso cuidar do corpo e da mente. 

Em relação à mente é importante fazer uma meditação diária – ainda que seja por poucos minutos – ou oração. Isso ajuda a manter a calma, ter bons pensamentos e a cultivar a fé. 

Para os cuidados do corpo a fim de aumentar a imunidade, a capacidade do organismo se defender de vírus e bactérias, é preciso elencar uma série de ações.

O médico Yoshihiro Imazu, diretor da Clínica Shiba Daimon Imazu, explica “Tendo alta imunidade, estará menos suscetível a doenças infecciosas, como gripe e resfriado, e mesmo se for infectado, os sintomas serão mais leves. É muito importante aumentar a imunidade para se proteger do novo coronavírus”.

Aqui entram boa noite de sono, exercícios físicos diários, controlar o estresse, boa alimentação, evitar resfriar o corpo e suplementação, se for o caso.

Bom sono é essencial (Public Domain Picture)

Quatro pontos para aumentar a imunidade

  1. Prepare o ambiente intestinal: “O intestino é o maior órgão imunológico, responsável por cerca de 70% da imunidade. Melhorar a microbiota intestinal leva diretamente à melhora da imunidade”, explica o médico Takafumi Kudo, vice-diretor da Clínica de Medicina Interna Kudo 
  2. Mantenha a membrana mucosa normal: “A membrana mucosa é o ponto de contato entre nosso corpo e o mundo exterior, como as membranas mucosas na boca, no nariz, na traqueia, no estômago e nos intestinos. Se não estiverem boas os vírus e bactérias podem facilmente entrar no corpo”, explica o médico
  3. Aumente a temperatura do órgão interno: “É sabido que a queda de 1°C nos órgãos internos diminui a imunidade em 30%, portanto, aquecer o corpo por dentro aumenta a imunidade”, explica  
  4. Promover o bom fluxo sanguíneo: “Existem glóbulos brancos com uma função imune na corrente sanguínea. Eles passam pelo corpo e removem substâncias estranhas no corpo”, explica

10 alimentos à mesa para melhorar o sistema imunológico

Cinco profissionais da saúde elegeram 10 alimentos para aumentar a imunidade do corpo. Veja quais são. 

10 – Wakame

Essa macroalga é rica em fibras, cálcio e iodo, excelente para o sistema circulatório. Vai bem na salada e no missoshiru.

9 – Brocolis sprout ou broto de brócolis

Diz-se que comer cerca de 20g por dia tem um efeito antioxidante que dura cerca de 3 dias. Portanto, recomenda-se comer cerca de 1 embalagem a cada 3 dias.

8 – Fígado

Seja de boi, porco ou frango obterá vitaminas e minerais que melhoram as defesas imunológicas. Dica antes do preparo: coloque-o de molho no leite por alguns minutinhos, isso tira o cheiro característico.

7 – Missô

Rico, deveria ser consumido diariamente. Como é um fermentado é vulnerável ao calor, por isso, não se recomenda colocá-lo no missoshiru fervendo. Desligue o fogo e só depois coloque-o.

6 – Cogumelos

O beta-glucano está abundantemente contido nos cogumelos shiitake, shimeji e enokitake. O shiitake seco ao sol tem vitamina D.

5 – Alho

A alicina, um componente do alho, tem um poderoso efeito bactericida, desintoxicante e promotor da circulação sanguínea, além de ativar células NK (natural killers). Alho ralado cru usado como tempero ou picado e frito em óleo pode ser usado para consumir alicina com eficiência. Mas cuidado, pois em excesso pode danificar o estômago.

4 – Cebola verde japonesa

Também conhecida como cebola verde longa é parente da cebolinha. A parte branca contém um componente chamado isoalina. Quando cortada e picada, quebram-se as células e produz isoalisina com propriedades antivirais. A parte verde também tem propriedade antiviral. Mas cuidado, deve ser preparada em temperatura baixa, grelhada e depois deve usar um fio de azeite de oliva.

3- Gengibre

O gengibre é um alimento que aumenta a temperatura interna ou termogênico. Gingerol, um componente pungente do gengibre, é um forte bactericida e é obtido quando aquecido. A recomendação é preparar um chá preto e quando a temperatura estiver em torno dos 60ºC acrescentar um pouco de gengibre ralado.

2 – Natto 

É o típico alimento amado ou odiado, sem meio termo. Para aproveitar o máximo dele, mexa-o bem e só depois acrescente o caldo e a mostarda. É rico em fibras, nattokinase, além de muitos outros benefícios. Como é vulnerável ao calor nunca coloque sobre o arroz ou outro alimento quente. Falar sobre ele renderia muitos livros.

Top dos alimentos: iogurte

Yogurte com berries (NeedPix)

As bactérias do ácido láctico e as bifidobactérias contidas no iogurte são micro-organismos, chamadas de bactérias que têm efeitos benéficos nos seres humanos, melhoram o ambiente intestinal e aumentam a imunidade.

Existem 3 tipos de bactérias intestinais: as boas, as ruins e as oportunistas (hiyori) que são mais ativas. Comer iogurte reduz bactérias ruins no intestino e aumenta as boas. Além disso, se você planejar uma maneira de comer, o efeito será melhorado.

Quando ingeridos com oligossacarídeos e fibra alimentar (frutas, por exemplo), aumentam o número de boas bactérias porque servem de ração para elas. Em geral as pessoas comem o iogurte gelado, mas para aumentar esse potencial é bom aquecê-lo por 30 segundos no forno de micro-ondas. É muito mais eficaz comer à temperatura de 30 a 40ºC. Mas, atenção: temperatura superior a essa mata as bactérias do bem.

Um dos médicos explica que cada pessoa tem bactérias eficazes diferentes. A dica dele é tentar comer o mesmo iogurte todos os dias por cerca de 2 semanas e, se o estômago e a pele melhorarem, esse é o iogurte que combina com seu corpo. Se não perceber melhora, mude o iogurte. 

Os mais vendidos

Os mais vendidos para essa finalidade de melhorar o sistema imunológico são os em foto abaixo. 

Caso queira ver outros iogurtes para saber qual escolher toque aqui e veja o guia.

Fotos: divulgação

Fotos: divulgação

Fotos: divulgação

Bebidas do bem

Uma bebida que não pode faltar no dia a dia é o chá verde. Deve ser preparado com água à temperatura de 80ºC. Pode ser ingerido como também pode ser usado para o gargarejo, especialmente para o combate à gripe e influenza. 

Fotos: Pixabay e Yakult

Outra bebida que não pode faltar é o Yakult, preparado com bactérias do ácido láctico. As cepas Casei Shirota demonstraram ter efeitos imunomoduladores em estudos anteriores e mostraram restaurar a reduzida atividade das NK (naturals killers), tão importante para a melhora do sistema imunológico.

Cuidado com certas atitudes

Comer alimentos que esfriam o corpo, principalmente à noite, como verduras e hortaliças cruas e geladas, sorvetes e sobremesas não faz bem, tanto quanto ligar o ar-condicionado com baixa temperatura. Cuidado com excesso de cafeína nesse período.

Quem faz dieta alimentar restritiva também precisa tomar cuidado. O corpo precisa de leguminosas, verduras, raízes, castanhas, frutas e proteínas, de forma equilibrada. Por isso, verifique se não está prejudicando o seu corpo.

Fontes: Kaigo Post Seven, Yakult Institute, The 360 Life, Otsuka e Showa-U

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

Tóquio confirma 68 novos casos de coronavírus neste domingo

Publicado em 29 de março de 2020, em Sociedade

Do aumento deste domingo (29) em Tóquio, cerca de 30 casos foram em um hospital no distrito de Taito que já havia reportado várias infecções.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Pessoas usando máscaras em Shibuya, Tóquio, em 22 de fevereiro de 2020 (ilustrativa/PM)

Pelo menos 68 novas infecções por coronavírus foram confirmadas em Tóquio neste domingo (29), seu maior número diário, disse um oficial do governo metropolitano, enquanto a capital luta contra com um recente aumento no número de casos.

Publicidade

O número, a ser finalizado no fim do dia, seguiu 63 reportados no sábado (28) e 40 na sexta-feira (27), levando o número total de casos em Tóquio para 430.

Do aumento no domingo, cerca de 30 casos foram em um hospital no distrito de Taito que já havia reportado várias infecções.

A governadora de Tóquio Yuriko Koike pediu aos residentes que ficassem em casa neste fim de semana para evitar a propagação do vírus, enquanto províncias vizinhas também responderam ao pedir às pessoas que evitassem viajar à capital no sábado e domingo.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
UniFCV Japão - Educação a distância
Kumon - aprenda nihongo por correspondência