Os dados mostram a movimentação da população no primeiro final de semana após a expansão da declaração de emergência, através dos smartphones dos usuários.
No sábado (18) houve uma queda significativa de pessoas nas ruas, especialmente nas áreas metropolitanas, chegando ao índice desejado pelo governo, de 70 a 80% de redução de contato.
Mas os índices mostram que nas cidades do interior as pessoas ainda continuam saindo em meio aos aumentos de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
A NTT DoCoMo compilou os dados a cada 500 metros quadrados, protegendo a privacidade do usuário do smartphone.
Os índices mostrados foram os das 15h de sábado, tendo como referência de outros sábados de janeiro e fevereiro deste ano.
Veja as quedas expressas em percentuais.
- 84% em Umeda, cidade de Osaka
- 80% em Shinjuku, Tóquio
- 78% nas proximidades da estação de Yokohama
- 73% nas proximidades da estação de Nagoia
- 72% em Tenjin, cidade de Fukuoka
- 70% na estação da cidade de Quioto
- 61% na estação de Sendai
- 56% na estação de Sapporo
- 34% na estação de Hiroshima
- 25% na estação de Matsuyama
O governo vem pedindo à população que se abstenha de sair sem necessidade e também evitar a aproximação com outras pessoas, deixando de ir a locais com aglomerações.
Se nas imediações das estações de trem o movimento nas principais capitais caiu, em Nagoia, na galeria comercial de Osu, parece que as pessoas que não puderam ir às compras nas lojas de departamento acabaram indo para lá.
A galeria estava movimentada, na contramão do pedido de isolamento e distanciamento social no mundo.
#FiqueEmCasa ou #StayHome
Fontes: NHK e Tokai TV