O governo criou esse benefício como medida de emergência para ajudar a população por causa dos efeitos do novo coronavírus. No entanto, muitas prefeituras estão alertando para 2 erros recorrentes na hora do preenchimento.
Se ainda não recebeu o formulário para preenchimento fique tranquilo pois as prefeituras estão providenciando o envio. Muitas delas já enviaram e ao receberem de volta perceberam os erros cometidos pelos munícipes.
Caixas de seleção não devem ser ✓ caso queira receber
Por isso, para que toda a população seja beneficiada é preciso prestar atenção nas caixas de seleção que ficam, em geral, ao lado dos nomes dos membros da família.
Para quem deseja receber não deve colocar um X ou ✓ nas caixas. Essa coluna de caixas de seleção foi colocada para quem quer abrir mão do recebimento.
Na matéria do Portal Mie, tem um guia completo de como preenchê-lo (toque aqui), onde tem essa observação.
O formulário tem os campos padrão mas o arranjo pode ser diferente e isso pode confundir as pessoas, como se vê nos comentários nas redes sociais. “Quase cometi o erro” ou “Quase marquei ✓”, postaram.
Por isso fique atento à frase 受給を希望されない方はチェック欄(□)に× ✓印を御記入ください, o que significa se deseja não receber o benefício marque com um X ou ✓ nas caixas.
Há prefeituras que mudaram a composição do formulário e excluíram essa coluna de caixas de seleção para evitar confusão.
Atenção para o campo do valor total
Outro cuidado que as prefeituras têm pedido é de preencher o valor total em ienes, no campo abaixo dos nomes, conforme mostra o exemplo: 300.000円.
Por isso, o ideal é que faça esse preenchimento com calma, prestando atenção em cada campo. Se for o caso peça ajuda para quem compreenda japonês ou em alguma instituição, como no caso de Hamamatsu.
Fonte: NHK