Na quarta-feira (13) uma grande nuvem de poeira amarela cobre a imensa área do arquipélago japonês, de Okinawa a Tohoku.
Do satélite meteorológico se pode observar uma gigantesca faixa de cor marrom avermelhado se estendendo da China e passando pelo arquipélago coreano e japonês.
Quando a poeira amarela chega traz inconveniências. Ela adere à superfície dos carros, da varanda e de tudo o que fica na área externa. Se pensa em lavar o carro, a dica é deixar para outro dia.
Por isso, a recomendação é de não estender as roupas lavadas na varanda ou área externa. Convém mantê-las dentro de casa. Outra dica é sair de casa usando óculos e máscara. Mas essa última já vem sendo usada com frequência para proteção contra o novo coronavírus. E é útil também para ajudar a se proteger dessa poluição.
A poeira amarela é trazida pelos ventos, uma mistura de areia e pó vinda dos desertos de Gobi e de Taklamakan. Costuma chegar ao Japão na primavera. Então, nessa estação, depois do período dos polens que causam alergia vem esse outro agente poluente.
Fontes: Tenki e Weather News