A gigante de cuidados da saúde Johnson & Johnson – J&J está encerrando as vendas de seu talco Johnson’s Baby Powder nos EUA e Canadá, de acordo com reportagem da BBC nesta quarta-feira (20).
A empresa enfrenta milhares de processos de consumidores os quais afirmam que seus produtos à base de talco causaram seus cânceres.
A medida ocorre após anos de litígio em que a J&J vem sendo ordenada a pagar bilhões de dólares em indenizações.
A companhia defende consistentemente a segurança de seus produtos à base de talco.
A J&J disse que iria reduzir as vendas do produto, que constituem cerca de 0,5% de seu negócio de saúde do consumidor nos EUA, nos próximos meses, mas que lojas continuariam vendendo o estoque existente.
A firma enfrenta mais de 16 mil ações judiciais de consumidores alegando que seus produtos de talco estavam contaminados com amianto (asbesto), um conhecido cancerígeno.
A J&J disse que a demanda do Baby Powder havia diminuído na América do Norte “devido amplamente a mudanças nos hábitos do consumidor e alimentada por desinformação em torno da segurança do produto”.
Ela disse que havia enfrentado “barreira constante” de advogados orientando clientes a processarem a firma.
“Nos mantivemos firmemente confiantes com a segurança do produto. Décadas de estudos científicos independentes por especialistas médicos em todo o mundo apoiaram a segurança do nosso produto”, disse.
A empresa afirmou que a medida fazia parte de uma reavaliação de seus produtos do consumidor levada pela pandemia de coronavírus.
Ela disse em outubro que seu teste não encontrou amianto em seu Baby Powder após testes conduzidos pela Food and Drug Administration dos EUA terem descoberto vestígios.
A empresa está recorrendo contra uma ordem de 2018 para pagar $4,7 bilhões em danos a 22 mulheres as quais alegaram que seus produtos de talco as fizeram desenvolver câncer de ovário.
Fonte: BBC