Na segunda-feira (11) o governo da província de Kanagawa informou que foi detectado o vírus da peste suína clássica em um javali silvestre, encontrado morto em uma montanha na cidade de Sagamihara.
Esse foi o primeiro caso dessa doença, seja em suíno ou javali.
Segundo a informação, um morador comunicou o caso no dia 9, dizendo ter encontrado uma carcaça nas montanhas em Sanogawa, Midori-ku, na cidade de Sagamihara, na divisa com a província de Yamanashi.
Era um javali macho, com cerca de um metro de comprimento. Foram realizados testes, tanto pela província quanto pelo país, cujo resultado foi a infecção.
O governo realizou uma reunião de contramedidas de gerenciamento de crises na noite de segunda-feira. Decidiu-se que além de inspecionar os javalis em um raio de 10 quilômetros do local onde a carcaça foi encontrada, também o fará nos criadouros de suínos das proximidades.
A área onde o animal foi encontrado foi desinfectada. O governo confirmou uma política de fortalecimento da vigilância nos locais de criação dos porcos, além de introduzir ração com vacina aos javalis.
Este ano foi confirmado caso de peste suína em Okinawa, em uma fazenda na cidade de Uruma. Por conta disso cerca de 12 mil cabeças dos criadouros de Uruma e da cidade de Okinawa foram abatidas.
Fontes: Sankei e Nikkei