Uma máquina que usa luz ultravioleta para desinfetar hospitais comprovou desativar o novo coronavírus em somente 2 minutos, fornecendo um método potencialmente eficaz de remover o vírus de espaços públicos.
A Xenex Disinfection Services sediada no Texas, EUA, anunciou recentemente um teste de sucesso de seu robô LightStrike contra o vírus. O robô, vendido no Japão pela fabricante de equipamento médico Terumo, emite comprimentos de onda entre 20 e 315 nanômetros para descontaminar camas, maçanetas e outras superfícies.
Duas ou três rodadas de radiação ultravioleta deixam os patógenos muito danificados para agir.
Essa tecnologia provou funcionar contra bactérias resistentes a vários medicamentos e o vírus ebola, de acordo com a Xenex.
O robô LightStrike também demonstrou 99.99% de eficácia em eliminar o coronavírus de respiradores N95, o que reduziria o risco de uso desse equipamento de proteção vital em meio a uma aguda escassez global
As máquinas foram introduzidas em cerca de 500 instalações de saúde no mundo.
A Terumo obteve direitos de distribuição exclusiva em 2017. Os dispositivos, que são vendidos por cerca de ¥15 milhões ($140.000) estavam sendo usados em 11 instalações no Japão até o fim de abril, mas o interesse começou a crescer por parte de hospitais que buscam evitar a propagação da doença.
“Entre março e abril tivemos consultas de mais de 100 instituições médicas”, disse um representante da Terumo.
Fonte: Asia Nikkei