Covid-19: fim de semana com mais de 200 casos por dia

Na sexta-feira foram 250, no sábado 275 e no domingo 207. Tóquio teve mais de 100 novos casos por 4 dias consecutivos.

Iwate, em cinza, continua sem nenhum caso de coronavírus (News Digest)

O Ministro da Reconstrução Econômica, Yasutoshi Nishimura, fez um pronunciamento na tarde de domingo (5) pedindo à população que quem estiver sentindo desconforto na garganta, ou com anormalidade no olfato e paladar, sintomas do novo coronavírus, não saia da província onde mora para trabalhar ou passear. 

Publicidade

Isso se deve ao aumento dos novos casos de infecção pelo novo coronavírus em Tóquio. Por outro lado, o Primeiro-Ministro Shinzo Abe disse no sábado (4) que embora os novos casos tenha aumentado, especialmente entre adultos jovens, ainda não é momento para declarar estado de emergência, mas de observação da situação.

Sexta-feira e sábado

Na sexta-feira (3) foram 250 novos casos, sendo 124 em Tóquio. No sábado testaram positivo 131 em Tóquio e o total do país, incluindo os aeroportos, foi de 275. Foi o maior número após o cancelamento da situação de emergência, com clusters de infecção em várias províncias como Kagoshima, Kanagawa, Hokkaido, Tóquio, Chiba e outras. 

Domingo com 207 novos casos

No domingo (5) testaram positivo nos aeroportos de Narita, Haneda e Centrair 12 pessoas, na faixa de teen aos 50 anos, sendo que 10 são estrangeiros, subindo para 335 passageiros que voltaram infectados. Eles estiveram no Paquistão, México, Canadá e Filipinas e todos são assintomáticos. 

Em Tóquio 111 testaram positivo sendo que 66% são da faixa etária dos 20 aos 30 anos, adultos jovens. 

De sábado para domingo foram mais um caso em Hokkaido e Tochigi, 21 em Saitama, 7 em Chiba, 20 em Kanagawa, 1 em Quioto, 6 em Osaka, 2 em Hyogo e Nara, 9 em Fukuoka, 1 em Miyazaki e 13 em Kagoshima. 

O número de pacientes em tratamento aumentou para 1.730, incluindo 34 em estado grave, na UTI, sendo um do navio cruzeiro italiano.

No domingo não teve nenhum óbito, portanto o total continua sendo 976. 

Mais 30 pessoas tiveram alta somando 17.062 recuperadas no total. 

Segundo informações do governo foram aplicados 9.360 testes PCR no primeiro dia deste mês.

Veja o quadro por província.

Região Província N.º Infectados Mortes
Norte/Nordeste Hokkaido 1.260 101
Aomori 27 1
Miyagi 98 1
Yamagata 70 0
Akita 15 0
Iwate 0 0
Fukushima 82 0
Kanto Ibaraki 183 10
Tochigi 87 0
Gunma 155 19
Saitama 1.235 64
Chiba 1.005 45
Tóquio 6.765 325
Kanagawa 1.581 96
Hokuriku Niigata 84 0
Toyama 228 22
Ishikawa 300 27
Fukui 122 8
Koshin Nagano 77 0
Yamanashi 74 1
Tokai Gifu 160 7
Shizuoka 85 1
Aichi 521 34
Mie 44 1
Kinki Shiga 103 1
Quioto 401 18
Osaka 1.885 86
Hyogo 712 45
Nara 90 2
Wakayama 64 3
Chugoku Tottori 4 0
Shimane 24 0
Okayama 27 0
Hiroshima 165 3
Yamaguchi 36 0
Shikoku Tokushima 6 1
Kagawa 28 0
Ehime 82 5
Kochi 74 3
Kyushu/Sul Fukuoka 870 33
Saga 45 0
Nagasaki 18 1
Kumamoto 48 3
Oita 60 1
Miyazaki 18 0
Kagoshima 98 0
Okinawa 142 7
Voos fretados da China 14 0
Func. do gov. e teste aeroporto 345 1
TOTAL DENTRO JAPÃO 19.617 976
Cruzeiro Diamond Princess 712 13
Cruzeiro Costa Atlantica 149 0
TOTAL NO JAPÃO 20.329 989
Fontes: News Digest, Sankei, NHK, Asahi e Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Gergelim: sua importância na culinária japonesa

Publicado em 6 de julho de 2020, em Culinária

Como um dos sabores mais importantes e componentes da culinária japonesa, o gergelim é muito saudável pode ser usado de muitas maneiras.

Gergelim preto e branco (PM)

O gergelim, um dos sabores mais importantes e componentes da culinária japonesa, pode ser usado de muitas maneiras.

Publicidade

Sementes, óleo e pasta de gergelim podem decorar, temperar e criar muitos pratos japoneses deliciosos.

Quando você pensa em alguns dos sabores mais distintos da culinária japonesa, o molho de soja imediatamente vem à mente, e o missô provavelmente vem em segundo.

Há outros, certamente, como matcha, azuki, dashi e yuzu, mas tão importante e geralmente despercebido é o gergelim, que é utilizado na cozinha japonesa de várias maneiras.

Diferentes tipos de sementes

O Japão consome mais gergelim do que qualquer outro país no mundo, mas não somente o tipo branco que é comumente visto sobre pães ou rosquinhas. Na verdade há 3 tipos, e todos eles são populares na culinária japonesa.

Gergelim branco

Esse é de longe o mais popular dos 3 tipos na culinária japonesa, e seu sabor também é o mais sutil. Ele é geralmente usado em molhos de saladas e como decoração em muitos pratos.

Gergelim preto

O sabor dessas pequenas sementes pretas é muito mais distinto. Você geralmente encontrará esse tipo em marinadas, como guarnição, ou amassado para fazer uma pasta saborosa. As pessoas também o usam para fazer várias sobremesas, biscoitos, sorvetes e outros doces.

Gergelim marrom

Essas sementes são primariamente usadas como componentes do furikake, um tempero feito com nori (folha de algas marinhas) e outros ingredientes. O principal uso do furikake é para temperar o arroz branco. Entretanto, as diferentes variantes do tempero podem acrescentar sabores distintos a muitos pratos.

Além disso, as sementes de gergelim pretas e marrons são torradas e amassadas e então misturadas com sal para fazer um condimento popular chamado goma shio (gomásio). Você pode usá-lo no lámen, mas também pode fazer deliciosos onigiris com ele.

A importância do gergelim no Japão

Sementes de gergelim foram cultivadas pela primeira vez na Índia há mais de 5 mil anos. Elas eventualmente se espalharam pelo Oriente Médio e territórios do leste asiático.

Elas também foram também a primeira safra a ser prensada para fazer óleo. Desde então, o óleo de gergelim de tornou a base para muitas receitas japonesas, acrescentando aroma e sabor distintos.

O gergelim também é muito saudável. Ele é rico em cálcio e magnésio, e também contém dois componentes importantes exclusivos ao gergelim: sesamol e sesamin.

Esses conservantes naturais ajudam a reduzir o risco de várias formas de câncer e outras doenças. A grande abundância de minerais e componentes que combatem o câncer tornaram essas sementes  superfoods (superalimentos).

Como uma superfood

Um outro mineral encontrado no gergelim é o cobre, o qual ajuda a reduzir a dor e aliviar os sintomas de artrite. O gergelim também contém ferro e zinco e os chineses consideram que ele pode contribuir para longevidade, auxiliar na digestão e melhorar da saúde de órgãos principais.

Na Ayurveda (conhecimento médico desenvolvido na Índia), as pessoas usam essa superfood como medicamento. No Japão, o sesamin é extraído do gergelim e transformado em pílula que pode ajudar a aliviar os sintomas de ressaca.

Óleo de gergelim e comida japonesa

Como mencionado acima, o gergelim é altamente prevalente na culinária japonesa, e como o azeite, há diferentes tipos disponíveis para uso culinário.

Óleo leve – esse tipo é similar ao óleo de canola ou vegetal e é ideal para frituras em fogo alto. Ele tem um sabor distinto, mas não dominante.

Óleo torrado – também chamado de óleo de gergelim escuro, ele é feito com sementes de gergelim torradas e tem aroma e sabor mais fortes. Ele pode acrescentar rico sabor com moderação para pratos frios e quentes, mas deve ser somente para cozimentos a fogo baixo ou médio.

Óleo com processo de prensagem a frio – feito sem quaisquer substâncias químicas ou calor, óleo de gergelim com prensagem a frio é um premium com sabor rico e puro.

Você também pode encontrar óleos de gergelim misturados ou apimentados para outras combinações intrigantes de sabores.

Sementes gergelim preto em sobremesas

Visto que as sementes de gergelim preto podem ser adocicadas e transformadas em pasta, elas são idealmente adequadas para muitos tipos de sobremesas e doces no Japão.

Molho de gergelim

Quando você vê uma salada descrita com um molho asiático, isso tipicamente significa um molho com base de gergelim.

Há algumas variações de molho, algumas feitas com sementes inteiras e adição de gengibre.

Outras receitas incluem ingredientes como vinagre de arroz, óleo de gergelim e molho de soja.

Fonte: Umami

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!