São muitas as variedades da manga, fruta introduzida no Brasil pela Índia, portanto não é nativa verde amarela. Mas amada pelo povo e muito consumida no verão, inclusive no Japão, a qual entrou na década de 1920.
Pelo seu grau de doçura só não é recomendada em grandes porções para quem tem diabetes. Mas, para as demais pessoas é um alimento riquíssimo. Pode ser consumida in natura, em suco, em geleia, variedade de sobremesas e, inclusive, na salada.
Como é rica em vitamina A ou Retinol é excelente para a beleza da pele, principalmente no verão. Ainda tem β-caroteno e vitamina C. Essa fruta exótica contém nutrientes eficazes na prevenção de doenças relacionadas ao estilo de vida, como potássio e ácido fólico.
5 motivos para comer manga
Veja tudo de bom que a manga promove no corpo, sem falar na ação antioxidante, importante para o combate ao câncer.
- Ótima para circulação: o sangue fica mais fluído por causa do potássio, esperando que previna a arteriosclerose e formação de coágulos
- Inchaço e fadiga de verão: é uma fruta adequada para hidratação e suplementação de potássio e também contém glicose, que possui uma rápida conversão de energia, sendo ideal para prevenir a fadiga do verão. Além disso, o potássio evita o inchaço porque tem a função de manter o equilíbrio com o sódio no organismo
- Prevenção da anemia: o ácido fólico (ou vitamina B9) contido na manga tem o efeito de produzir glóbulos vermelhos
- Sistema imunológico: contém vitamina C e β-caroteno, ajuda a aumentar a imunidade, o que previne doenças
- Sistema digestivo: ajuda na digestão e contém fibras, excelentes para o intestino, ajudando no combate à prisão de ventre
Como o período para desfrutar da manga é curto no Japão, pode congelar a polpa para tê-la o ano todo.
Curiosidade
No calendário de Okinawa 15 de julho é Dia da Manga, instituída no ano 2000 por causa da produção local em larga escala. De fato, essa fruta com origem na Índia deu muito certo com o clima desse arquipélago.
Em Okinawa a fruta entrou nos anos 20 (1920) trazida de Taiwan e somente em 1980 se iniciou a produção. Como a fruta é colhida no ponto, o grau de doçura, o aroma, a cor e a textura são completamente diferentes das variedades importadas.
Além de Okinawa, Kagoshima e outras províncias também cultivam esta fruta exótica. Vale a pena comprá-la.
Fontes: Tenki, Foods Link e Ryukyu Shimpo