“Confirmamos 100 testados positivo, o maior de todos os tempos somando 884” até sexta-feira (7), disse o governador Denny Tamaki. O que impulsionou esse aumento foram os ocorridos a partir de julho, com 742 casos.
No começo eram adultos jovens mas agora está evoluindo para pessoas idosas. Para conter a propagação o governador informou que serão realizados testes em todas as pessoas que tiveram contato próximo com os infectados. Em média cada novo paciente teve contato com 10 pessoas.
Todas as ações estão sendo dirigidas para suprimir o aumento do quadro de infecção na província.
O governo está providenciando mais instalações para tratamento dos pacientes mas falta pessoal, como enfermeiros e médicos. Clamou aos profissionais da saúde que já se aposentaram para retornar à atividade.
Começa o feriado de verão e a preocupação é com os idosos, por isso, pede que as famílias façam reunião para ver se é importante receber os membros que estão em outras províncias para evitar contágio. Muitas das instalações de bem-estar estão evitando visitas para preservar os internos.
Os resultados da movimentação no feriado do Dia do Mar estão sendo vistos nesta época, com aumento preocupante de infectados.
Na sexta-feira foram mais 4 casos nas bases americanas Courtney e Kadena somando 303. Esse número não é somado com o da província de Okinawa.
Fontes: NHK e Ryukyu Shimpo