“Para suprimir a propagação do novo coronavírus este verão é peculiar”, disse a governadora na coletiva de imprensa na sexta-feira (7).
Ela se referiu particularmente ao feriado de Obon e de verão quando muitas pessoas costumam se locomover para o interior para visitar familiares, pedindo para evitar de sair de Tóquio. Mas também pediu abstenção às saídas para beber ou comer fora.
Lembrou sobre o alerta especial da disseminação da infecção de Tóquio, por isso, se a situação piorar não há como não declarar estado de emergência próprio do governo metropolitano.
Pediu colaboração neste verão para que todos possam ter um feriado como sempre tiveram no ano que vem.
“Após a estação das chuvas, o tempo ficou extremamente quente e o risco de insolação é particularmente alto. Evite sair de casa desnecessariamente e reabasteça água com frequência usando uma máscara”, recomendou.
Além disso lembrou da importância de abrir as janelas de tempos em tempos para circular o ar, mesmo com ventilador e ar-condicionado ligado. Isso ajuda no controle da infecção ao mesmo tempo que se previne da hipertermia.
Pelo 11.º dia consecutivo Tóquio teve mais de 200 novos casos em um único dia. Até as 15h foram confirmadas 462 pessoas infectadas, desde teens à faixa dos 80 anos. No total tem 15.107, sendo que 23 estão em estado grave e 48 pacientes são assintomáticos. Foram realizados mais de 5 mil testes PCR nessa data.
Fonte: NHK