Passava das 22h de domingo (9) quando o governo da província de Shimane informou sobre os 91 novos casos de infecção pelo coronavírus e foi realizada uma coletiva de imprensa na Prefeitura de Matsue, após 23h30.
Desses, 88 são professores e alunos do colégio particular Shonan Gakuen e os demais 3 incluem um homem na faixa dos 70 anos que tinha relacionamento com a instituição.
Grande parte dos alunos infectados – 80 – mora no alojamento do clube de futebol da escola. Outros 6 moram em residências na cidade e são do time. Os demais são professores.
Ainda não se sabe a origem da infecção e tudo indica que o cluster seja pontual na escola, portanto, serão aplicados testes PCR em todos os alunos, mais de 300.
No dia 5 deste mês alguns alunos apresentaram febre de 38ºC e no dia seguinte o olfato e paladar estavam afetados. Por isso, a escola comunicou o Centro de Saúde para pedir o teste.
Com esses 91 novos casos sobe para 123 o total de pessoas infectadas. Esses números não estão incluídos no quadro da infecção pelo coronavírus de domingo.
Fontes: NHK e Chugoku Shimbun