Segundo informação da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, das 6h45 de segunda-feira (31), o tufão Maysak ganhou potência. De tamanho grande e classificado como forte está se movendo lentamente – 20 km/h – do sul de Okinawa, em sentido às ilhas Amami (Kagoshima).
Está com pressão atmosférica central de 955 hectopascais e velocidades máxima do vento no centro de 40m/s e instantânea máxima de 60/s.
Até as 18h deverá estar a 200km de Naha, capital de Okinawa, mais desenvolvido, classificado como muito forte, com pressão atmosférica central de 935hPa até 1.º ou 2.
Por se deslocar lentamente Okinawa e Amami ficarão mais tempo sob seus efeitos, podendo ser danosos. A partir da tarde de segunda-feira as rajadas de vento tenderão a ser fortes e a noite a previsão é de extremamente fortes, podendo quebrar postes, arrancar árvores, danificar seriamente os edifícios, com as rajadas de vento estimadas em 15 a 50 metros por segundo ou, de 54 a 180 quilômetros por hora.
Este tufão é comparado ao de final de agosto de 2018, o qual tombou caminhões, danificou postes causando apagões em 250 mil pontos, mais de 50 feridos e outros danos. Além disso, coincide com o período de maré alta, o que eleva o perigo de inundações que chegaram a 3,4 metros, como em Nanjo e Kadena.
O governador de Okinawa, Denny Tamaki, fez um pronunciamento incomum no domingo alertando a população para se prevenir pois poderão ocorrer cortes de energia elétrica e de água. Antes que a situação piore é para buscar abrigo, incluindo casa mais segura de parentes ou amigos.
O tufão de número 9 deverá afetar Okinawa entre segunda e terça-feira e Amami na terça.
Na quarta e quinta-feira (3) a área oeste – de Kyushu a Kansai – deverá ter tempestade e chuva pela influência do 9.º tufão. Fique atento às próximas notícias.
Fontes: Weather Map, AMJ, Tenki e Ryukyu Shimpo