Forte calor tem sido predominante em várias partes do Japão (ilustrativa/banco de imagens PM)
Uma alta recorde mensal de 187 pessoas nos 23 distritos de Tóquio morreu em decorrência de insolação no mês de agosto, mostram números preliminares revelados na terça-feira (1º) pelo Tokyo Medical Examiner’s Office ao jornal Mainichi
Publicidade
O número mensal é o maior para os 23 distritos desde 2007, quando o escritório começou a compilar as estatísticas, bem acima das 137 mortes em decorrência de insolação na mesma área registradas em julho de 2010.
Por idade, aqueles na faixa igual ou superior a 70 anos contaram por 82% das 187 pessoas que morreram por insolação no mês passado. Ao todo, 85% das vítimas não haviam instalado aparelhos de ar-condicionado ou não estavam fazendo uso deles em suas casas.
Como não houve mortes em decorrência de insolação nos 23 distritos de Tóquio em julho passado, um oficial no Tokyo Medical Examiner’s Office disse que era possível que os números tenham disparado em agosto devido à grande diferença nas temperaturas antes e depois do fim da temporada de chuvas em torno de 1º de agosto, e o calor diário depois disso.
De acordo com o Departamento de Bombeiros de Tóquio, 4.250 pessoas (número preliminar) foram levadas de ambulância a hospitais com suspeita de insolação em agosto, uma alta recorde para o mês. Dessas, 217 pessoas haviam desenvolvido condições graves quando foram levadas às pressas a instituições médicas. Pessoas na faixa igual ou superior a 60 anos contaram por cerca de 84% desses casos.
Fonte: Mainichi