Seis entidades nikkeis que administram os hospitais nipo-brasileiros tiveram uma iniciativa que chama à atenção, de servir washoku – comida japonesa – para os internados.
No país onde se tem a maior comunidade nipônica do mundo, os 6 hospitais de São Paulo elaboraram receitas nos dois idiomas. Em breve serão divulgadas na internet para que o público aprenda a prepará-las.
“Quero usar a saudável comida japonesa para promover a saúde do povo brasileiro e prevenir as doenças”, declarou o médico japonês Koshiro Nishikuni, 60, do Hospital Santa Cruz, sediado na capital paulista.
O gatilho para a criação da coleção de receitas foi a cooperação entre hospitais nipo-brasileiros promovido pela JICA-Agência de Cooperação Internacional do Japão.
Quase não havia cooperação entre os 6 hospitais administrados pelas entidades nikkeis, mas com o chamado da JICA, foi criado um conselho com o objetivo de melhorar os serviços médicos. Assim, desde 2018 as equipes se reúnem uma vez ao ano.
“A comida japonesa realça a o sabor de cada um dos alimentos – umami – e tem equilíbrio nutricional. É um dos segredos da longevidade do povo japonês”, destaca o dr. Nishikuni.
Ele propôs a criação de receitas e elaboração dos pratos japoneses, o que foi aceito pelos hospitais. Então, o cardápio de comida japonesa está sendo implementado para os pacientes hospitalizados que sofrem de doenças do estilo de vida, como obesidade, diabetes e hipertensão.
No Brasil existem muitos pratos que levam muito sal refinado, o que contribui para o desenvolvimento de doenças. Para o médico, melhorar a alimentação é uma questão nacional.
Fonte: Sankei