A operadora KDDI informou sobre o lançamento de um plano de assinatura de 20GB com preço de 3.980 ienes – mais imposto – não pela au, mas sim pela outra marca, a UQ Mobile.
Em relação ao custo das chamadas e outros serviços, serão com desconto, informou a operadora. Irá iniciar esse novo plano de assinatura em fevereiro do próximo ano.
A SoftBank também anunciou o lançamento um plano mais em conta através da sua outra marca Y!mobile. O novo plano de 20GB custa 4.480 ienes mais imposto. Nesse plano de assinatura as chamadas com até 10 minutos são à vontade, chamadas de kakehodai (かけ放題). A previsão é de iniciar em meados de dezembro.
As operadoras querem eliminar a tarifa administrativa de 3 mil ienes para a portabilidade numérica, tanto no balcão quanto online. A previsão é de iniciar na primavera do próximo ano.
Assim, as duas das 3 operadoras gigantes tomaram a iniciativa em resposta ao pedido do governo Suga. A competição das operadoras pela redução de preços tende a ficar quente, beneficiando os usuários de smartphone, com mais opções.
Como a au não tem plano de 20GB, esse pela UQ Mobile poderá ser um diferencial. Na au o plano de 7.650 ienes para uso ilimitado da internet 4G é bem popular.
Suga apontou que os planos de assinatura para Wi-Fi móvel, com capacidade de 20GB ou mais, são muito mais caros do que no exterior, onde a assinatura fica aquém dos 5 mil ienes.
A Docomo também considera lançar um novo plano em breve, mas ela não tem uma outra segunda marca para competir com a KDDI e SoftBank. Por isso, deverá analisar a possibilidade de anunciar algo que seja atrativo
Na terça-feira (27) o governo divulgou um plano de ação para as operadoras e isso despertou a atenção para a reação delas.
Fontes: NHK e Nikkei