Anualmente, 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Mas, afinal que doença é essa? Saiba dela e também veja como se prevenir.
“É uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto – a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos”, explica o site do governo brasileiro.
No mundo são mais de 250 milhões de pessoas que enfrentam os desafios diários do controle da doença. Mas, envolvem também seus cuidadores.
A Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que cerca de 212 milhões de pessoas, ou metade dos adultos atualmente vivem com diabetes mas não são diagnosticados. A maioria dessas pessoas tem diabetes do tipo 2, evitável.
A IDF criou um teste online, fácil e rápido, menos de 1 minuto, para avaliar se a pessoa poderá desenvolver o diabetes do tipo 2 nos próximos 10 anos. Para fazê-lo toque aqui (é em português).
Como se prevenir
Segundo a empresa MedPrev é preciso ter hábitos mais saudáveis para se prevenir contra o diabetes do tipo 2. Quem não o tem, pode introduzi-los.
- alimentação saudável, com hortaliças e frutas, ricas em fibras, minerais e vitaminas, mais fontes de proteína, magras. Evitar açúcar, sal e farinha, todos brancos, dando preferência para os integrais
- exercícios físicos diariamente, mínimo de 150 minutos semanais para adultos
- manter um peso saudável e sem gordura na barriga e cintura
- boas noites de sono
- ficar longe do cigarro e bebida alcoólica
- check up médico com frequência
Cor azul
Se vir edifícios e monumentos com iluminação azul não estranhe. É para relembrar essa data, já que o símbolo é uma argola dessa cor.
No Japão, assim como no mundo, há muitos locais com iluminação ou placas em azul, como a ponte sobre o canal, na cidade de Toyama (província homônima), eleita como símbolo de 2020.
E em Gunma a Kannon do manto branco, na tradução literal (白衣大観音, lê-se byakui daikannon), em Takasaki, recebeu um tom azul para lembrar da data. Caso queira ir vê-la toque aqui para abrir o mapa. Fica até domingo (15).
Fontes: Gov. Brasil, IDF, MedPrev, WDDJ e Jomo Shimbun