Por causa da nova data de abertura dos Jogos Olímpicos – ainda Tokyo 2020 – mas com início em julho do próximo ano, um projeto de lei para mudar 3 feriados foi submetido à apreciação da Câmara de Representantes na sexta-feira (27).
A maioria, tanto da posição quanto da situação, votou a favor e, assim, será implementado somente em 2021.
O Dia do Mar, data em que se agradece aos oceanos pela sua generosidade, está fixado na terceira segunda-feira de julho. No próximo ano seria em 19 de julho, a qual foi mudada para 22, quinta-feira, para coincidir com a véspera da data de abertura do maior evento esportivo do Planeta.
Já o feriado do Dia do Esporte, em 11 de outubro, segunda-feira, foi antecipado para 23 de julho, sexta-feira, dia da abertura.
Para a data de encerramento, o Dia da Montanha, em 11 de agosto, foi antecipado para 8, a fim de coincidir com o encerramento do grande torneio. Como cai em um domingo, fica estabelecida a segunda-feira (9) como data vermelha no calendário.
Com essas mudanças espera-se que ajudarão a evitar congestionamentos antes e durante o grande evento esportivo e facilitará para manter a segurança.
No mesmo dia o projeto de lei para alterar as datas de entrega dos Correios – Lei Postal – foi aprovada também. Aboliu a entrega de correspondência comum, como cartões postais e cartas no sábado, a fim de assegurar as entregas com o atual quadro de carteiros, mão de obra escassa.
Fontes: Nikkei e FNN