O Japão decidiu intensificar controles de fronteira sobre chegadas do Reino Unido a partir de quinta-feira (24), visto que o país busca prevenir a propagação de uma nova variante do coronavírus detectada na nação europeia, disse o governo na quarta-feira.
O secretário-chefe do gabinete, Katsunobu Kato, disse que cidadãos japoneses chegando do Reino Unido a partir de domingo (26) terão que passar por testes do vírus dentro de 72 horas antes da partida e apresentar os resultados na chegada ao arquipélago.
A ação do Japão ocorre enquanto países em todo o mundo impõem restrições sobre viagens de e para o Reino Unido após a propagação da nova variante, a qual acredita-se ser mais transmissível e ter causado um aumento no número de infecções em Londres e em outras partes do sudeste da Inglaterra.
“Decidimos tomar ação rapidamente para prevenir minuciosamente a propagação do vírus dentro do Japão e fazer as pessoas se sentirem seguras”, disse Kato em uma coletiva de imprensa.
Residentes estrangeiros do Japão, que já passaram por teste de Covid como condição de entrada vindos da maioria dos países, incluindo o Reino Unido, serão solicitados a fazer o download de um app de rastreamento e manter seus dados de localização após entrarem no arquipélago.
Atualmente, entradas do Reino Unido estão limitadas a cidadãos japoneses e estrangeiros com status de residente, assim como empresários a curto período de tempo. Turistas continuam barrados.
Fonte: News and Culture