Autoridades da saúde na Índia encontraram quantidades excessivas de chumbo e níquel em amostras de sangue coletadas de pacientes que foram hospitalizados em Andhra Pradesh, disseram na terça-feira (8) oficiais que investigam o caso.
Mais de 500 pessoas foram hospitalizadas devido a uma doença misteriosa no sudeste da Índia, de acordo com Dolla Joshi Roy, oficial de vigilância do distrito West Godavari de Eluru. Foram relatados vários sintomas, incluindo convulsão, perda de consciência e náusea, ao longo do fim de semana, disse Roy.
Hundreds in hospital with mystery illness in India.
Patients have been admitted with symptoms ranging from nausea and anxiety to loss of consciousness.
Artigos relacionados...
Read more: https://t.co/n3pNVJlMaU pic.twitter.com/7FGkJjfEUH
— Sky News (@SkyNews) December 7, 2020
O escritório do Ministro Chefe YS Jagan Mohan Reddy disse que resultados preliminares de uma investigação conduzida por uma equipe do Instituto de Ciências Médicas All India (AIIMS) encontrou material particulado de chumbo e níquel em amostras de sangue de pacientes.
“Similarmente, o Instituto da Índia de Tecnologia Química (IICT) também está realizando testes e os resultados são aguardados”, disse o escritório de Reddy em uma declaração.
A equipe do AIIMS em Déli testou 10 amostras de sangue e encontrou vestígios de chumbo e níquel, de acordo com Katamneni Bhaskar, Comissário de Saúde e Bem-Estar da Família do Governo de Andhra Pradesh. Mais 20 estão sendo enviadas de Andhra Pradesh à Déli e amostras de leite também estão sendo testadas.
Em amostras de água testadas pelo AIIMS em Déli não foram encontrados vestígios de chumbo e níquel, disse Bhaskar ao CNN.
Das 505 pessoas que foram hospitalizadas, 300 receberam alta e uma morreu, disse Roy na terça-feira.
Isso ocorre enquanto a Índia continua a combater a pandemia de Covid-19, com o segundo maior número de casos de infecções no mundo. Andhra Pradesh é um dos estados mais afetados.
Fonte: CNN