Na segunda-feira (28), o Japão detectou uma variante do coronavírus encontrada na África do Sul, disse o governo, a primeira descoberta do tipo em uma nação que já identificou mais de uma dezena de casos de uma outra variante que está se espalhando rapidamente no Reino Unido.
Uma mulher na faixa dos 30 anos chegou ao Japão em 19 de dezembro e descobriu-se que ela estava infectada com a nova variante do vírus, disse o ministério da saúde.
Após a mulher ter testado positivo no aeroporto enquanto não apresentava sintomas, suas amostras foram examinadas minuciosamente no Instituto Nacional de Doenças Infecciosas – NIID.
A variante pode ser mais infecciosa do que o vírus original, mas detalhes não são conhecidos, disse o ministério. Autoridades da saúde da África do Sul afirmaram que a nova variante pode ser responsável por um recente aumento de infecções no país.
O anúncio da detecção da variante ligada à África do Sul ocorre após o governo japonês ter começado na segunda-feira a proibir a entrada de estrangeiros não residentes na sequência da descoberta da variante do Reino Unido no Japão.
O primeiro-ministro Yoshihide Suga pediu calma antes do feriado de Ano Novo, quando hospitais tendem a ficar com quadro de funcionários escasso, e instruiu ministros a continuarem em alerta.
O Japão está enfrentando uma terceira onda de infecções pelo coronavírus, com casos diários atingindo um recorde de 3.881 no sábado (26), de acordo com a NHK.
Fonte: Asia Nikkei, Nippon