Oficiais no Banco Mundial estão cautelosamente otimistas para a economia global neste ano. Eles dizem que a retomada de atividade da pandemia deveria ajudar a alcançar crescimento de 4%.
A mais recente previsão é uma reviravolta da perspectiva preocupante para o ano passado, quando a estimativa é para uma contração de cerca de 4,3%.
A China é vista como a maior contribuinte para a recuperação. O Banco Mundial espera que a economia chinesa expanda 7,9%, aumento acentuado dos 2% do ano passado.
O banco prevê que a zona do euro cresça 3,6% e os EUA 3,5%. O crescimento para o Japão está projetado a 2,5%. Todas as economias vão se recuperar do território negativo.
Contudo, oficiais do banco salientam a necessidade da comunidade internacional conter o coronavírus. Eles dizem que uma falha em fazer isso poderia levar a um “cenário severo de desvantagem”, com a economia global encolhendo novamente neste ano em 0,7%.
Eles alertam que o panorama continua incerto, citando riscos que incluem se a produção de vacina e distribuição vão proceder como planejado.
Fonte: NHK