O leitor do Portal Mie, Regis Susumo Ferreira, informou sobre sua surpresa na hora de enviar uma encomenda para o exterior, por isso, compartilhou sua experiência e o que fazer.
Se costuma enviar pacotes para os familiares e amigos que moram no Brasil ou em outros países há uma nova regra em vigor desde 1.º deste mês. Trata-se da regra para a etiqueta de envio. Se a etiqueta de remessa for manuscrita corre-se o risco da encomenda ser devolvida, especialmente se for enviada para os Estados Unidos.
A partir dessa data é preciso emitir a etiqueta com dados do destinatário e remetente, além do conteúdo, de forma padrão, digital e impressa, chamada de Electronic Advance Data (EAD) ou dados eletrônicos avançados. Para isso, é preciso ter uma conta na página web dos Correios do Japão ou Japan Post.
O EAD deve ser usado para EMS, pacotes, pacotes pequenos, e-pacote e e-pacote light. Os dados são enviados para o país de destino, de forma eletrônica. No caso do Brasil, pode ser que aceite ou não com esse novo padrão.
Como fazer o cadastro
Antes de mais nada é preciso fazer um cadastro online no International Mail My-page Service do Japan Post. Toque aqui para abrir a página web.
Depois de inserir o endereço de e-mail (válido) e uma senha de sua preferência, selecione o botão Individual Customer. Caso o faça em nome de sua empresa escolha Corporate Customer.
Depois de preencher os dados pessoais obrigatórios, assinalados em * de cor vermelha, e responder a algumas perguntas, precisa concordar com os termos (I agree).
Em seguida, será direcionado para conferir seus dados. Se estiverem corretos, selecione o botão Register para finalizar o cadastro, mesmo que não queira fazer o envio de encomenda no momento.
Guarde seus dados de acesso ou imprima a página selecionando o botão Print customer information.
Tendo o cadastro fica mais fácil para gerar essa etiqueta de envio de mercadoria. Por isso, que tal providenciar isso já?
Agradecimento ao leitor por compartilhar essa informação.
Fonte: JP