Imagens ilustrativas do coronavírus (Pixabay) e mapa da província de Gunma (Wikimedia)
O governo da província de Gunma divulgou na sua página web uma nota na terça-feira (12), informando sobre o cluster de infecção pelo novo coronavírus, em Ota, relacionado a uma igreja frequentada pelos brasileiros.
Publicidade
Trata-se da Igreja Assembleia de Deus Belém Cristo (在日アッセンブレイア・デ・デウス・ベレン・キリスト教会), situada em Shimohamada-cho Ota, Gunma 304-3.
Na quinta-feira (7) da semana anterior testaram positivo 9 pessoas – faixa etária dos 20 aos 50 – que estiveram na igreja, no período entre 31 de dezembro a 3 de janeiro, tanto no culto quanto na confraternização.
Segundo a informação, cerca de 260 pessoas estiveram no local, todas com máscara e desinfecção das mãos, além da instituição ter ventilado o local.
Depois desses primeiros casos, no período de sábado (9) até terça-feira (12), foram confirmadas mais dezenas de outros.
- dia 9: 11 testam positivo, somando 20
- dia 10: 20 testam positivo, somando 40
- dia 11: 2 testam positivo, somando 42
- dia 12: 5 testam positivo, somando 47
Medidas e o que fazer
O governo informou que desde o dia 4 não foi realizado culto na igreja e que está cooperando com as autoridades sanitárias. Há previsão de desinfecção do local, sob orientação do centro de saúde.
Também serão tomadas medidas preventivas na instituição religiosa, com colaboração para informar as pessoas interessadas.
Para as pessoas que tiveram contato próximo com um membro que esteve na igreja nesse período, o governo pede para observar o estado de saúde e abster-se de sair. Continua coordenando a implementação do teste PCR.
Para quem está preocupado por ter ido à igreja ou porque teve contato próximo com alguém que esteve lá no período de 31 de dezembro a 3 deste mês, pode telefonar para consulta.
- 0570-082-820: Departamento de Saúde e Bem-Estar, Divisão de Prevenção de Saúde, atendimento 24 horas, para quem fala japonês
- 027-212-0010: atendimento 24 horas, para quem não fala japonês
Fonte: governo