Os dados mostram o aumento do quadro de infecção pelo novo coronavírus depois do período de uma semana de feriado – 28 de dezembro a 3 de janeiro.
Tóquio e províncias vizinhas estão com elevado índice de infecção a cada 100 mil habitantes, assim como Quioto. Mas, províncias como Gifu, Tochigi e Hiroshima que estavam distantes de entrar no ranking das 10 mais elevadas, tanto na primeira quanto na segunda onda, estão amargando as consequências desse feriado.
De acordo com os dados divulgados pelo MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, de 18 a 24 de dezembro do ano passado, Gifu tinha 13,4 e Aichi 18,5 pessoas a cada 100 mil. Depois disso, em Gifu, o número de novos infectados por dia atingiu um recorde de duas vezes nos dias 29 e 31, e a disseminação da infecção aumentou rapidamente.
O que preocupa os governos das províncias com esse elevado índice é que se continuar nesse ritmo, em breve os leitos hospitalares destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 terão taxa de ocupação elevada.
Em Gifu são 625 leitos, número maior do que os 551 de Fukuoka, 553 de Hiroshima ou 680 de Quioto.
Fonte: Gifu Shimbun