O governo japonês está intensificando preparações para iniciar vacinações contra o coronavírus já no fim de fevereiro.
Ele está dando prioridade à avaliação rápida de vacinas contra coronavírus para aprovação regulatória e considera as imunizações como meios fundamentais para conter a pandemia enquanto mantém a economia girando.
O Japão tem contratos com três companhias farmacêuticas dos EUA e Europa para um total de 290 milhões de vacinas produzidas por elas.
Uma delas, a Pfizer dos EUA, solicitou em dezembro a aprovação do Japão para a vacina que ela desenvolveu com sua parceira alemã BioNTech. O ministério da saúde japonês diz que prioridade máxima seria dada para verificá-las rapidamente.
A decisão sobre a aprovação da vacina deve sair em fevereiro.
O governo planeja vacinar primeiro profissionais da saúde e isso ocorreria já no fim de fevereiro. Os idosos começariam a ser vacinados no fim de março e em seguida pessoas condições de saúde subjacentes.
Autoridades estão pedindo a governos locais que avancem com as preparações para que as vacinações possam começar assim que a aprovação vier. Elas estão sendo solicitadas a selecionar lugares para armazenar as doses e realizar a vacinação, além de preparar cupons necessários para recebê-las.
As autoridades também estão se preparando para a divulgação de informações sobre possíveis efeitos colaterais e como lidar com eles, incluindo observações após as injeções. Casos de reações alérgicas graves foram relatados no exterior.
Fonte: NHK