A vacina contra Covid-19 da Moderna foi administrada ao primeiro sujeito de teste no Japão na quinta-feira (21), disse sua distribuidora, um passo crucial a fim de garantir doses suficientes para imunizar a população da nação.
A Takeda Pharmaceutical anunciou o início de um estudo de fase I e II combinado com 200 adultos voluntários no Japão.
O governo adquiriu 50 milhões de doses da vacina, suficientes para 25 milhões de pessoas, dependente de sua aprovação regulatória.
A Takeda, a maior farmacêutica do Japão, está lidando com os ensaios nacionais, registro regulatório e importação da fórmula da Moderna baseada em mRNA.
O chefe da divisão de vacinas da companhia afirmou à agência Reuters que provavelmente levaria mais meses para concluir o ensaio, e disse que garantir aprovação em maio era “o cenário de melhor caso”.
O Japão garantiu direitos para pelo menos 564 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 de vários desenvolvedores no Ocidente, a maior quantidade na Ásia e mais do que suficiente para sua população de 126 milhões de pessoas.
O ministério da saúde disse na quarta-feira (20) que havia aumentado seu pedido da vacina da Pfizer, que deve ser aprovada no mês que vem.
O primeiro-ministro Yoshihide Suga prometeu ter vacinas suficientes para a população até junho, antes das Olimpíadas, que têm início programado para 23 de julho.
A Takeda também está lidando com a produção no Japão da vacina da Novavax, com seu ensaio interno esperado para o próximo mês.
Fonte: Straits Times