O primeiro-ministro Yoshihide Suga parabenizou Joe Biden nesta quinta-feira (21) pela sua posse como presidente dos EUA e manifestou esperança para fortalecer ainda mais a aliança Japão-EUA.
“O Japão e os EUA são aliados unidos firmemente por laços e valores universais compartilhados”, disse Suga em um tuíte em inglês. “Espero ansiosamente trabalhar com você e sua equipe para reforçar nossa aliança e alcançar um Indo-Pacífico livre e aberto”.
Suga também estendeu suas felicitações a Kamala Harris por assumir como vice-presidente.
Congratulations to President @JoeBiden and Vice President @KamalaHarris on your inauguration. Japan and the United States are allies tied firmly by bonds and shared universal values.
Artigos relacionados...
— 菅 義偉 (@sugawitter) January 20, 2021
Falando com repórteres em seu escritório, Suga disse que também espera cooperar de perto com Biden sobre questões globais incluindo a pandemia de Covid-19 e mudança climática.
Uma conversa por telefone entre os líderes está sendo organizada “para um momento apropriado”, acrescentou Suga.
O primeiro-ministro japonês havia dito antes que espera visitar os EUA em breve, possivelmente em fevereiro, para uma reunião com o novo presidente.
Suga parece disposto a construir laços com Biden, já que ambos os países buscam revigorar suas economias afetadas pelo coronavírus, assim como lidar com o desenvolvimento militar da China e crescente determinação do programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.
Fonte: News and Culture