Segundo a UNESCO, 5.5 meses, ou cerca de dois terços, de um ano acadêmico foram perdidos em média no mundo devido a fechamentos de escolas durante a pandemia de coronavírus.
A agência das Nações Unidas divulgou um relatório no domingo (24), Dia Internacional da Educação.
Segundo o relatório, a duração dos fechamentos variou grandemente por região, desde 5 meses de fechamentos nacionais completos em média na América Latina e países caribenhos, a 2.5 meses na Europa, a um mês na Oceania.
“Em um ano com a pandemia de Covid-19, mais de 800 milhões de alunos, mais da metade da população estudantil do mundo, ainda enfrenta suspensões significativas em suas educações”, disse a UNESCO.
A agência diz que houve fechamentos completos de escolas em 31 países e programas acadêmicos reduzidos ou a tempo parcial em outras 48 nações.
Ela estima que o setor da educação receba somente 0.78% de pacotes de ajuda no mundo, e que o auxílio provavelmente diminuirá ainda mais.
A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, está pedindo aos governos em todo o mundo que aumentem auxílio financeiro para o setor educacional. Ela enfatiza que a educação é um produto comum global que deveria ser priorizado.
Fonte: NHK