Vendas de carros novos no Japão caíram 11,5% em 2020 ante o ano anterior em meio à pandemia de coronavírus, marcando a maior queda em 9 anos, mostraram dados de órgãos da indústria na terça-feira (5).
Montadoras venderam 4.598.615 carros no ano passado, incluindo veículos leves, de acordo com a Associação de Comerciantes de Automóveis do Japão e a Associação de Veículos Leves do Japão.
O declínio de 11,5% foi o maior desde 2011, quando as vendas de automóveis diminuíram 15,1% totalizando 4.210.000 veículos, após o massivo terremoto e tsunami que arrasaram o nordeste do Japão e interromperam redes de fornecimento.
A indústria de automóveis viu uma aceleração nas vendas após uma queda na primavera de 2020, quando o Japão foi colocado sob um estado de emergência devido ao coronavírus.
A demanda por carros geralmente aumenta em abril, o início do ano fiscal e escolar no país. Incertezas continuam sobre a perspectiva para 2021, visto que o governo, esforçando-se para lidar com ressurgimentos de casos de coronavírus, está avançando para declarar outro estado de emergência.
Fonte: News and Culture