O “Kureba-go” é um cão policial com 2 anos e 120cm de comprimento. No dia 25 de outubro, ele estava participando de operação de busca por desaparecido em montanha de Fukusaki (Hyogo). Segundo as autoridades, Kureba-go ignorou os apitos da equipe de buscas e fugiu. Dois dias depois, ele foi encontrado preso pela coleira em galho de árvore e foi resgatado pelos policiais.
Depois, ele passou por um processo de treinamento e reeducação durante 3 meses. No dia 7 deste mês, Kureba-go participou de sua primeira operação depois desse período e já teve um resultado notório. Em 45 minutos, ele encontrou uma mulher de 81 anos que estava desaparecida na cidade de Kobe.
Devido a sua excelência no resgate, a Delegacia de Fukiai, em Kobe, condecorou Kureba-go nesta sexta-feira (12). O cachorro estava inquieto durante a cerimônia, mas quando estava recebendo a carta de agradecimento, ficou quieto e recebeu um osso no fim da cerimônia.
Segundo a polícia, Kureba-go resgatou 4 pessoas em menos de 1 ano desde que começou sua jornada na polícia. Quando ele foi resgatado em Fukusaki, a prefeitura de Kobe recebeu cerca de 90 e-mails e telefonemas com mensagens de carinho ao cão policial.
“Obrigado por ter se esforçado no treinamento e mostrado seu potencial. Contamos com sua ajuda daqui para frente”, disse Takayuki Muraoka, policial do departamento forense.
Fonte: NHK