Cerca de 30 mil Macs no mundo foram infectados com malware misterioso, de acordo com pesquisadores da empresa de segurança Red Canary.
O malware, o qual a companhia chama de Silver Sparrow, não “exibe os comportamentos que esperamos do adware comum que tão frequentemente tem como alvo sistemas macOS”, escreveu Tony Lambert, analista de inteligência da Red Canary.
Não está claro qual é a meta do malware. O Silver Sparrow inclui um mecanismo autodestrutivo que parece não ter sido usado, disseram os pesquisadores. Também não está claro o que provocaria aquela função.
Notavelmente, o Silver Sparrow contém código que opera nativamente no chip M1 interno da Apple que foi lançado em novembro, tornando apenas o segundo malware conhecido a fazer isso de acordo com o site Ars Technica.
O Silver Sparrow infectou Macs em 153 países desde 17 de fevereiro, com concentrações maiores reportadas nos EUA, Reino Unido, Canadá, França e Alemanha, de acordo com dados da Malwarebytes, um site que bloqueia ataques ransomware.
Fonte: CNN