A economia do Japão sofrerá uma contração bem maior do que o inicialmente esperado no trimestre janeiro a março, visto que um estado de emergência estendido para conter a pandemia de coronavírus afetou gastos corporativos e das famílias, de acordo com pesquisa da agência Reuters.
Uma firma com a maioria de analistas disse que se Tóquio proceder ou não com as Olimpíadas neste ano teria pouco impacto sobre a economia de qualquer maneira, visto que grandes projetos de construção já foram concluídos e o número de espectadores pode ser limitado.
A terceira maior economia do mundo deve encolher anualizados 5% no atual trimestre, mostrou a pesquisa de 37 economistas de 1º a 10 de fevereiro, o dobro de uma contração de 2,4% projetada no mês passado.
A redução se deve amplamente à decisão do governo em janeiro para lançar novas restrições a fim de combater um aumento de infecções em Tóquio e outras várias províncias.
“Com o estado de emergência, o fraco gasto do consumidor provou ser uma barreira para crescimento”, disse Takeshi Minami, economista chefe no Instituto de Pesquisa Norinchukin.
“A economia deve se recuperar no segundo trimestre e crescer posteriormente, mas a um ritmo moderado, visto que a pandemia continua sendo um risco”.
Fonte: Nasdaq