O governo de Tóquio planeja conduzir ensaios clínicos do medicamento antiparasitário Ivermectin em hospitais metropolitanos e públicos para avaliar sua eficácia contra a Covid-19, soube o Nikkei.
Ensaios clínicos serão conduzidos em pacientes com sintomas leves. Pacientes que estão hospitalizados, em sua maioria, têm sintomas moderados ou graves.
O governo metropolitano finalizará os detalhes do estudo, incluindo o tamanho e duração dos ensaios, após a situação da infecção se acalmar.
Experimentos com células mostraram que o Ivermectin é eficaz em inibir o crescimento da Covid-19.
Se a eficácia do Ivermectin, que vem em forma de comprimidos e é fácil de manusear, for confirmada, ele deve ser usado para pacientes que estão se cuidando em casa, cujos números estão aumentando devido à lotação de leitos em Tóquio.
O Ivermectin foi desenvolvido pelo professor emérito da Universidade de Kitasato, Satoshi Omura, pelo qual ele ganhou o Prêmio Nobel em fisiologia e medicina em 2015.
O medicamento provou ser eficaz em erradicar infecções parasitárias na África e em outras regiões. Ele foi administrado a bilhões de pessoas e nenhum efeito adverso grave foi reportado.
Fonte: Asia Nikkei