Shibuya anunciou um plano para fornecer até o mês de setembro 3 mil smartphones a cidadãos idosos que moram no distrito em Tóquio.
A razão para a iniciativa não é constrangimento à tecnologia ultrapassada dos telefones flips dos idosos manchando a imagem moderna de Shibuya.
Instrução tecnológica aumentada entre os residentes mais velhos de Shibuya tem sido uma meta desde 2019 quando um forte tufão atingiu a área de Tóquio.
Autoridades locais descobriram que idosos sem smartphones tiveram dificuldades em receber informação atualizada sobre evacuação e alertas para procurar abrigo, visto que os avisos mais recentes estavam sendo postados online com o desenvolvimento das situações.
A pandemia de coronavírus também é uma outra razão para que Shibuya queira que seus idosos mudem para smartphones.
O primeiro dos dois anos da iniciativa de smartphones para idosos deve custar cerca de 365 milhões de ienes, os quais não irão apenas para obter e conceder os aparelhos aos residentes idosos, mas em estabelecer programas para ensiná-los como usar os dispositivos, os quais virão com apps de informações de saúde e desastres.
Além disso, o governo cobrirá todos os custos de chamadas e planos de dados. Os idosos terão que arcar com tarifas adicionais.
Fonte: Sora News