Os toilets no Japão são bem conhecidos por suas funções de alta tecnologia de lavar e secar, controladas por botões que ficam diretamente próximos ao assento ou na parede ao lado dele.
Contudo, a pandemia de coronavírus destacou um problema com o atual sistema – ele não mantém seus dedos limpos.
Tocar um painel como esse em banheiro público, quando dezenas de outras pessoas podem tê-lo usado antes de você, implica o risco de espalhar germes e vírus como o da Covid-19.
Para esse fim, a Murakami Corporation, sediada em Shizuoka, uma grande fabricante de peças automotivas especializada em retrovisores, está agora levando sua experiência para o mundo dos toilets, e ao reino da ficção científica com marca e tecnologia.
Trabalhando em conjunto com o empreendimento startup sediado em Quioto, o Parity Innovations, a Murakami disse que eliminará o atual painel de controle de apertar como o conhecemos e o substituirá por um virtual, que parece pairar como um holograma.
A nova tecnologia, intitulada “Floating Pictogram Technology” (Tecnologia de Pictograma Flutuante), permite ao usuário operar imagens flutuantes como um painel de toque comum, graças a um sensor infravermelho que pode detectar um dedo humano quando se aproxima dele.
Sem contato de superfície necessário, essa tecnologia abre uma variedade de usos fora do banheiro, reduzindo o risco de transmissão do vírus em ATMs e dentro de elevadores.
Há outros cenários onde a tecnologia flutuante pode ser útil também, como quando você está na cozinha com as mãos molhadas e precisa operar um eletrodoméstico.
Por enquanto, a Murakami está se concentrando em usar a tecnologia para melhorar os toilets japoneses, com preparações para produção em massa dos painéis em 2022 atualmente em andamento.
Eles dizem que essa é uma tecnologia que pode mudar o mundo, e com uma necessidade aumentada para alternativas sem contato como medidas contra doenças infecciosas, painéis como esse podem muito bem se tornar mais comuns no futuro próximo.
Fonte: Sora News