Por volta das 10h de domingo (14) a polícia recebeu uma chamada de pedido de socorro. “Ocorreu uma avalanche, a qual envolveu algumas pessoas”, teria dito quem a chamou.
A avalanche ocorreu na encosta do Monte Norikura, na cidade de Matsumoto (Nagano), no Alpes do Norte, a uma altitude de 2,4 mil metros.
Segundo a polícia, 5 alpinistas que estavam descendo foram atingidos e um esquiador que estava nas imediações ajudou no resgate das vítimas. Mas, um homem de 49 anos, de Yasu (Shiga), retirado com parada cardiorrespiratória, não resistiu.
Outras duas pessoas tiveram ferimentos considerados leves, no rosto e no braço.
A avalanche tinha cerca de 200 metros de largura e cerca de 300 metros de comprimento.
“Foi num piscar de olhos. Quando me virei, todos estavam soterrados. Levei mais de uma hora para resgatar o último. Na verdade, foi uma situação medonha”, disse o esquiador que chamou pelo socorro e ajudou no resgate.
Cerca de 20 pessoas – alpinistas e esquiadores – se empenharam para retirar as vítimas da avalanche.
NosAlpes Central, em Senjojiki Cirque, igualmente em Nagano, ocorreu uma outra avalanche no mesmo dia, por volta das 8h50.
Quatro alpinistas foram envolvidos, em um local a 2.680 metros de altura, sendo que um deles, um homem de 40 anos, de Nisshin (Aichi), teve lesões consideradas leves. Todos conseguiram sair desse desastre natural por conta própria.
Fontes: NHK, Yomiuri, NBS e Mainichi