Um gato na Itália foi diagnosticado com a variante britânica do coronavírus – o primeiro caso de um felino no país que contraiu a variante, dizem os médicos.
O felino – um macho de sangue puro de uma variedade europeia – ficou doente na cidade de Novara cerca de 10 dias após seus donos terem sido diagnosticados com a variante.
Sintomas sofridos pelo gato incluíram problemas respiratórios, mas tanto o animal quanto os donos estão se recuperando, acrescentaram os médicos.
Cientistas do Instituto de Pesquisa e Saúde Animal de Piedmont, Liguria e Valle d’Aosta descobriram a infecção do animal após serem convidados a submetê-lo a teste.
Eles buscaram minimizar temores de que animais estão espalhando o vírus, dizendo que o curso de infecção mostra que os donos é que infectaram o gato e não o contrário.
Pesquisadores alertaram que as pessoas com infecções confirmadas de Covid-19 devem evitar contato próximo com seus animais de estimação para evitar transmitir a doença a eles.
No ano passado, testes realizados em gatos na província chinesa de Hubei, onde acredita-se que a Covid-19 tenha se originado, descobriram que 15% dos animais tinham anticorpos para combater o vírus – indicando em um ponto que eles haviam sido infectados.
Testes da Coreia do Sul, Japão, Europa e EUA também confirmaram infecções por Covid-19 em gatos domésticos.
Enquanto isso vários zoológicos – incluindo nos EUA, Suécia e Espanha – confirmaram que tigres e leões foram infectados.
Fonte: Mail Online