O governo japonês investirá cerca de $1,5 bilhão para dar suporte ao desenvolvimento local de vacinas, soube o Nikkei, visto que ele luta contra incertezas de depender de imunizações importadas.
Como parte do programa, o Japão fará parceria com outras nações asiáticas para criar uma rede internacional de pesquisa e ensaio clínico a fim de promover desenvolvimento rápido. O governo também assumirá parte do custo para farmacêuticas domésticas e instituições de pesquisa que desenvolvem vacinas.
A iniciativa será financiada pelos 160 bilhões de ienes ($1,47 bilhão) separados no terceiro orçamento suplementar para o atual ano fiscal aprovado em janeiro.
O plano é despachar especialistas a economias asiáticas emergentes, como as do sudeste asiático, que vivenciam crescimento populacional.
Lá, eles ajudarão a estabelecer a base para dar suporte à pesquisa clínica. Isso envolveria treinamento de profissionais da saúde e trazer equipamento como dispositivos de diagnóstico e freezers.
Estabelecer um ecossistema internacional para pesquisa conjunta de vacinas tem o potencial de reduzir o período de tempo de desenvolvimento.
Testes de vacina exigem um amplo mercado, o que pode levar a canais de vendas posteriormente. A infraestrutura servirá como ponto de partida para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra futuras doenças.
O Japão já foi considerado uma nação avançada quando se fala em vacinas. Contudo, o investimento diminuiu devido ao declínio populacional e tempo que levava desde pesquisa e desenvolvimento à aplicação comercial.
Fonte: Asia Nikkei